segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

dicas para pescar cará e tilapinhas

 A pesca desses pequenos peixes exige atenção,pois a fisgada é feita olhando para a bóia.Quando ela afunda ou é puxada com força pra o lado é o momento da fisgada,e se você estiver distraido vai acabar perdendo o peixe.Vou agora passar algumas dicas para esse tipo de pescaria.

Equipamento: equipamento leve,uma vara de 5-10 lbs é o suficiente,uma linha 0 20 - 0 40,um anzol para pesca de lambaris ou tilapias médias funciona bem(eu pelo menos figuei alguns com um anzol que uso para pescar tilapias de 1 kg)

Iscas:massas caseiras,massa prontas,rações(de pesqueiro),minhoca picada,insetos,milho,etc.

Onde pescar:nas margens e perto delas onde a bastante vegetação e galhadas que eles usam para se afugentar.

Quando pescar:quando eu fui pescar eu só consegui fisgar alguns durante o dia quando tava claro,quando começou a escurecer eles pararam até de beliscar a isca.

Fisgada: geralmente a hora de beliscar o cará e quando a bóia vai para os lados,dificilmente ele puxa a iscas para o fundo, mas eu ja fisguei um que estava puxando a bóia para o fundo.as tilapias ja puxam com mais força e da pra ver a boinha indo para o fundo.

Tamanho(cará):os carás podem passar os 20 cm mas é bem dificil um exemplar grande.(Tilapia)as tilapinhas costuman ter cerca de 10-20 cm(obs:estamos falando das tilapinhas,quandes exemplares podem passar os 70 cm de comprimento e pesar mais de 7 kg!

fotos(cará)
(na foto abaixo um exemplar gigante,é bem dificil achar um desses)
(nas duas fotos abaixos outros 2 exemplares de bom tamanho)


tilapinhas



segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Traira

















cranio:



Nome popular: Traira

Nome científico: hoplias malabaricus

Distribuição: Éssa espécie é distribuida por todo brasil.

Peso: Pode chegar a 4 kg.

Iscas naturais: minhoca,lambari(vivo ou morto),pequenas tilapinhas(vivas ou mortas),tuvira(viva ou morta,girinos,pequenos sapos,camarão,figado de boi,figado de galinha,coração de galinha,filé de peixe,e carnes(de preferencia bem sangrenta)

Iscas artificiais: praticamente todas as iscas que não sejam do mesmo tamanho ou maiores,ex:cigarrinha,spinners,sapos de borracha,peixes de silicone,,etc.

Habitats: Lagos,lagoas,represas,brejos,corregos,florestas inundadas,etc.

Comportamento: Agressivas,predadoras,comem praticamente tudo feito de carne,peixes,sapos,rãns,insetos aquáticos,pequenos animais,girinos,animais que morrem nos lagos onde vivem,se duvidar até pequenas cobras,quando esta com fome como até peixes de quase seu tamanho ou até do mesmo tamanho que elas,Já ouve um caso onde uma traira pulou fora da água e mordeu as costas de um rapaz que estava de canoa,alem de que se alguém que estiver andando em um lago raso pisar em seu ninho ou nelas elas vão morder agressivamente o pé dessa pessoa.

Utilizada em: pesca esportiva,pesca predatória,lagos particulares,pesque e pague,aquários,controle de população de outras espécies,etc.

Descrição: peixe de escamas que possui o corpo cilíndrico e uma boca grande cheia de destes afiados para captura e matar sua presas.

Curiosidades: As vezes pessoas fazem poços para criação de peixes para pesca,e do nada aparecem trairas mesmo sem a pessoa ter posto,isso acontece pois muitas vezes quando aves aquáticas mergulham em lagos que possuem trairas as vezes alguns ovos de trairas grudam nas penas das aves e quando a ave voa para outro posso com os ovos grudados em suas penas eles acabam se soltando e os quando os filhotes que nasceram crescem se reproduzem e logo tem mais e mais trairas neste lago.

Curiosidades 2: uma traira que já foi pescada e solte pode ser pescada novamente muitas vezes se toda vez que for pega depois for solta.

Dica:Antes de começar a pesca de 3-4 batidas de leve na superficie da água com a vara,isso deixa elas mais ativas pois acham que é u animal se debatendo.